28 de fevereiro de 2025
Curadores brasileiros associados à ABF apresentam no Pós-IFA os principais insights do maior evento de franchising do mundo no Inovabra, em São Paulo.
Em seu tradicional Pós-IFA, a ABF apresentou as principais tendências e novidades do setor no auditório do Inovabra, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 26/02. O evento aconteceu de forma híbrida e contou com a participação de todos os participantes da entidade que viajaram para o a 65ª edição do maior evento de franquias do mundo, a Convenção da International Franchise Association (IFA), em Las Vegas (EUA), no começo de fevereiro.
Com uma visão geral, Decio Pecin (vice-presidente da ABF/CNA) apresentou pontos-chave do evento e da agenda do franchising brasileiro, com destaque para as visitas técnicas à Toro Taxes/Action Coach, palestras que seguiram os horários e o cronograma à risca na IFA. “É um evento de atualizações e troca de experiências, mas este ano trouxe, como pano de fundo, um tema invisível – dá para fazer mais e melhor sempre”, disse.
Além disso, o foco do evento, como um todo, foi voltado para as preocupações dos franqueadores com a qualidade da entrega final para o franqueado e os impactos da Inteligência Artificial (IA) nos negócios e no franchising do mundo inteiro. “Atualmente, estamos dentro de um movimento chamado ‘tela’, cada vez mais cedo e para tudo, a todo momento. O hightech todos vão entregar um dia, mas o equilíbrio com a humanização está em nossas mãos, ou seja, o hightouch será o diferencial. Esse poderá ser o segredo para o engajamento do empreendedorismo com os seus clientes daqui alguns anos – começamos a ver os dois polos se fundindo: tech e touch”, afirmou Pecin.
Os “hábitos atômicos” também foram tratados na IFA, a fim de ampliar as perspectivas para romper barreiras com um time. Além do great job, com perspectivas de que o bom trabalho vem como resultado de disciplina, de bons trabalhos contínuos. “Estamos conseguindo isso na ABF – com advocacy, com a parceria dos franqueadores e o trabalho incansável dos franqueados. Que permaneçamos assim”, ressaltou o VP da ABF.
Liderança e relacionamento
Sob o tema, Liderança e relacionamento, Claudia Vobeto, CEO da rede de franquias Majô Beauty Club e diretora de Capacitação, comentou que as relações humanas são parte do nosso dia a dia, mas em algum momento se perdem nas marcas. “A IFA nos faz viajar no tempo, na história da nossa rede, nas mudanças socioculturais do nosso País e do mundo. Isso é resultado de questões voltadas para a gestão”, comentou.
Nesse sentido, a executiva falou sobre a importância da transparência entre os franqueadores, colaboradores e franqueados, além de colaboração, visão, identificação de cada indivíduo, consistência e saber ouvir – tanto o franqueado, quanto o cliente. Este é o modelo de parceria ideal no franchising, de parceria. Dentro dele, temos seis fatores essenciais:
“Não é sobre um jeito novo de fazer, mas sobre o jeito certo de fazer as coisas”, finalizou Claudia.
Fotos: Keiny Andrade
Fonte: Portal ABF
Compartilhe: